Quem for à Sede do Crea-SP na rua Nestor Pestana, 87, na Consolação, já pode conhecer o mais novo espaço paulistano da rede CreaLab Coworking. Inaugurada na quinta-feira (21/12), a unidade é a quarta na capital — já existem outras três em funcionamento: na sede do Conselho na Avenida Angélica, na Associação Leste dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura da Cidade de São Paulo (Aleasp) e no Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo (Sintesp).
A rede é um dos projetos inovadores da gestão do presidente Eng. Vinicius Marchese, que está encerrando o mandato em 2023 para assumir como presidente do Confea em 2024. “São espaços físicos que estimulam a conexão. Queremos criar uma nova cultura e os profissionais precisam saber disso. Vamos atingir os objetivos quando todas as unidades estiverem cheias de gente”, afirmou na abertura do novo coworking. Marchese disse ainda que este é um projeto que tem potencial de ir para o Brasil todo, pois já está despertando curiosidade nos outros Estados, e faz parte dos exemplos de São Paulo que ele quer levar para o Conselho Federal.
Presidente eleita do Crea-SP, a diretora de Entidades de Classe, Eng. Lígia Marta Mackey, declarou que, em sua gestão, a iniciativa vai continuar em expansão. “Vamos inaugurar as 200 instalações que prometemos durante a campanha. Esses espaços têm tudo a ver com a transformação que queremos continuar promovendo no Crea-SP”, detalhou.
O diretor geral da Mútua-SP, Eng. Renato Archanjo de Castro, espera que as unidades de trabalho compartilhado aproximem ainda mais os profissionais da área tecnológica da Caixa de Assistência. “Estou vendo espaços cada vez mais organizados, com múltiplas funções, em prol de todos”, comentou. “Nossa sede já foi aqui nesse prédio, me senti voltando para casa”, completou.
À frente das obras dos mais de 20 coworkings já inaugurados até agora, a Gerente de Projetos e Engenharia do Conselho, Eng. Camila Pereira, contou que o espaço da Nestor Pestana foi um dos projetos mais complexos. “Transformamos toda a área do Crea-SP aqui. Foi um processo que envolveu muita gente, trabalhamos com mais de 150 pessoas, mas ficou muito lindo. Valeu a pena”.
Entre os colaboradores que prestigiaram a inauguração esteve a agente administrativa Rita Cúrcio. Ela, que já atua na autarquia há 17 anos, trabalhava no espaço que foi remodelado para virar coworking. “Aqui existia um auditório, onde aconteciam as plenárias. A minha mesa ficava bem ali”, lembrou. Para Rita, a modernização é importante porque reflete a evolução do Conselho. “Reparei que a reforma manteve a coluna rústica, que é uma forma de preservar também a história de tudo o que já aconteceu aqui, mas dando essa nova cara”, observou.
Entre os objetivos de tanta inovação, está a missão do Crea-SP de se aproximar dos mais jovens e os espaços coworking já estão ajudando nisso. Participante da última edição do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, o estudante de Projetos Mecânicos da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Victor Moura, também esteve no novo local. “O que mais me marcou durante os dias de imersão foi o convite para ocupar os espaços e é isso que estou fazendo”, afirmou. “Achei essa estação bem ampla, ótima para estudar e discutir projetos, já mandei até vídeo para os meus colegas. Com certeza, vamos aparecer bastante por aqui”, completou.
Todos os ambientes seguem um modelo padrão, compostos por salas de reuniões, mesas com equipamentos e instalações para notebooks, ar-condicionado e estrutura adaptada de acordo com a necessidade de cada local. A utilização é gratuita para profissionais e estudantes da área tecnológica, mediante reserva no site coworking.creasp.com.br.
No segundo semestre de 2023, a rede CreaLab Coworking avançou pelo estado de São Paulo. Nos últimos dias, além da unidade da Nestor Pestana, foram abertas, oficialmente, estações em Santo André, Votuporanga, Americana, Barueri, Itapeva, Barretos, Jaboticabal, Novo Horizonte, Penápolis, São Manuel e Tupã. Em breve, serão anunciadas outras inaugurações, pois mais obras estão em andamento.
Produzido pela CDI Comunicação