Geral

Segurança nos postos de combustíveis – Fiscalizações vão desde projeto ao controle dos contaminantes

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem pouco mais de 107 milhões de veículos no País, entre carros, caminhões, motocicletas, ônibus e outros. Para manter tantos veículos em funcionamento é necessário um alto volume de combustíveis. Em 2021, por exemplo, foi registrada a máxima histórica de consumo de 62,1 bilhões de litros de óleo diesel, fora 39,3 bilhões de litros de gasolina (volume 9,7% maior que em 2020), conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os números fazem do Brasil um destaque no setor, sendo considerado o quarto maior mercado do mundo, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estado de São Paulo também se destaca com o maior número de postos de combustíveis. São mais de 8,3 mil estabelecimentos, total superior aos vizinhos Minas Gerais (4,4 mil) e Rio de Janeiro (3 mil) juntos, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking de quantidade de postos. E a construção, a manutenção e as atividades técnicas desses espaços passam pelas Engenharias, levando a fiscalização do Crea-SP a atuar para garantir a presença de profissionais das áreas de Química, Elétrica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Civil e, consequentemente, a segurança da sociedade.

Luiz Gustavo Moimaz, agente fiscal do Conselho há mais de 16 anos, explica que é observado o controle e manejo dos contaminantes inflamáveis, como combustíveis e outros produtos químicos, para evitar a ocorrência de incêndios; a manutenção de equipamentos de ar comprimido que, no caso de falha, podem causar uma explosão de grandes proporções; a estanqueidade, que analisa a presença de possíveis sinais de corrosão ou desgaste nos tanques de abastecimento subterrâneo; e a destinação do óleo trocado dos automóveis e das embalagens descartadas.

“Sejam pessoas físicas ou jurídicas, esses prestadores de serviços precisam ter registro regular no Crea-SP. Isso representa a segurança de que você vai abastecer em um local confiável, que segue as normas técnicas e está agindo de acordo com o que lhe é exigido legalmente e entregando a quantidade de combustível que é mensurada na bomba”, reforça Moimaz.

As ações fiscalizatórias são reconhecidas pelos proprietários dos postos. “Ter o respaldo do Conselho nos traz mais confiança na hora de contratar os serviços, pois não temos condições de avaliar todas as empresas e todos os prestadores sozinhos”, comenta o empresário José Antônio Bassetto.

Crea-SP por dentro de tudo

Confira mais detalhes sobre essa e outras fiscalizações na campanha institucional do Crea-SP “Por dentro de tudo que você imaginar”, que mostra, em vídeos, o trabalho da área tecnológica por trás de produtos e serviços, dos mais conhecidos, como as obras da construção civil, até os menos evidentes, como o fu  ncionamento de máquinas, aeroportos, hospitais, postos de combustíveis e supermercados. O vídeo sobre a fiscalização em posto de combustível já está no YouTube, assista aqui.

 

Produzido pela CDI Comunicação