Como de costume, o Estágio Visita oferece um dia de aprendizado sobre os procedimentos administrativos necessários em ações de fiscalização e propiciar uma vivência da rotina dos agentes fiscais do Conselho. Desta vez não foi diferente, os 90 universitários e recém-formados de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores foram, na terça-feira (21/05), até São Roque para terem essa experiência no segundo dia de imersão do programa Por dentro do Crea-SP.
A parte teórica foi realizada na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Roque e Região (ASSEA), e conduzida pelos chefes das Unidades de Gestão de Inspetoria (UGIs) de São Roque e Itapeva, Eng. André Agunzi e Eng. Rafael Silva, respectivamente. Ambos explicaram aos estagiários-visitantes como é feito o trabalho de fiscalização, e os documentos indispensáveis para atuar legalmente nas profissões da área tecnológica, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
O presidente da ASSEA, Eng. Raphael Bianchi, também destacou a importância dos futuros profissionais conhecerem a associação e o trabalho do Conselho. “É um prazer receber tantos jovens interessados em aprender e criar uma comunidade cada vez mais engajada em ajudar no desenvolvimento da sociedade logo no início de suas carreiras, e esta é a função da associação: gerar networking e fortalecer a evolução da área tecnológica”, declarou.
Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre a parte técnica da atuação e conhecer os serviços oferecidos para os profissionais que são registrados no Conselho. “Este momento foi bem esclarecedor quanto aos processos de fiscalização, além de entender os benefícios de se registrar no Crea-SP, como a Mútua-SP, que nos proporcionam várias vantagens junto à possibilidade de exercer minha profissão legalmente”, ressaltou Velda Nascimento, recém-formada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro.
Para complementar os aprendizados na associação, os jovens puderam fazer uma visita inédita ao Castelo de São Roque, um lugar recém-inaugurado disponível para realização de eventos na cidade. O papel das profissões em uma construção como essa foram destacados em um bate-papo com o engenheiro responsável pela obra, Eng. Evandro Kaam. Além disso, houve ainda o acompanhamento aos agentes fiscais do Crea-SP na conferência de documentação e responsáveis técnicos.
A também recém-formada em Geologia pela UNESP de Rio Claro, Bruna Lima, compartilhou sua experiência como fiscal por um dia. “Foi um momento bem interessante e positivo para entender mais sobre a fiscalização do Conselho na minha área, e ver como o estudo geológico prévio para a fundação do castelo foi importante para sua construção”, explicou.
O gerente regional do Crea-SP, Eng. Rafael Janeiro, acompanhou a visita dos universitários e recém-formados no segundo dia de imersão. “É muito importante que eles conheçam o dia a dia do fiscal, examinem a parte de projetos e prestação de serviços da obra em prol da segurança da população, além de ver a participação das suas atuações também em construções atípicas, como essa em que viemos”, comentou. O estudante de Engenharia Civil da Universidade Paulista (UNIP), Matheus Pimentel, complementou falando sobre a surpresa de fiscalizar um local incomum. “Foi uma experiência única e inesquecível. Pudemos esclarecer dúvidas e curiosidades que agregaram para o nosso profissional e pessoal”, concluiu.
Produzido pela CDI Comunicação