As atividades começaram já pela manhã, pelo mar, quando os interessados foram até a Travessia de Barcas, na Ponta da Praia, que faz a passagem entre Santos e Guarujá, para embarcar em uma observação guiada pelo canal do Porto. A viagem seguiu com orientações sobre toda a estrutura logística e curiosidades da região.
“O Porto de Santos é uma grande academia, com todas as Engenharias, além de ser um gerador de empregos, negócios e tecnologias para o País”, comentou o Eng. Eduardo Lustoza, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (DINEG) da Autoridade Portuária de Santos (APS). Em 2022, o sistema movimentou 162,4 milhões de toneladas de cargas, sendo, em grande parte, de açúcar, fertilizantes e suco de laranja, produto que deu ao Brasil o título de maior exportador.
Não só as questões logísticas puderam ser acompanhadas, o ponto onde está prevista a construção de um túnel de ligação seca entre Santos e Guarujá, esperado há mais de 90 anos, também foi destaque da visita. “Temos, hoje, a maior passagem de balsa do Brasil, mas não é um recorde que gostaríamos de nos orgulhar. Estamos brigando para que esse contrato (do túnel) nasça, inclusive, com transferência de tecnologia para que a Engenharia nacional aprenda a fazer túneis submersos”, mencionou Lustoza.
A experiência, atrelada aos relatórios técnicos já produzidos pelo Crea-SP, como o de análise do sistema logístico estadual e o dos eixos temáticos do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, bem como a parceria recentemente firmada com a APS, teve como objetivo a absorção de dados para a capacitação de profissionais da área tecnológica no intuito de contribuir com a dinâmica local. “A proposta é discutir os problemas de cidades e como propor soluções. O túnel é uma pauta técnica, que já vem se debatendo há muito tempo, e que é uma necessidade da população. Estamos disponíveis porque queremos utilizar da Engenharia para melhorar a vida das pessoas e entendemos que o túnel está maduro o suficiente para isso”, afirmou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.
O diretor de Relações Institucionais do Crea-SP, Eng. Alexander Ramos, que é de Santos, falou da importância dessa integração entre profissionais. “O principal desafio da Região Metropolitana da Baixada Santista é a mobilidade urbana e, no viés de cidades inteligentes, todas essas questões envolvem Engenharia para o melhor desenvolvimento dos municípios”.
VLT
Quando o assunto é mobilidade, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) logo se destaca. Considerado o futuro dos transportes, o VLT é gerido em um modelo de acessibilidade, eficiência e sustentabilidade que não emite gases de efeito estufa e funciona sem grandes agressões ao meio ambiente e à cidade. Entre Santos e São Vicente, são pouco mais de 11 quilômetros de extensão do primeiro VLT 100% elétrico do País.
“Além de integrar a malha viária entre os dois municípios, o veículo elétrico é uma solução tecnológica que permite o desenvolvimento socioambiental em todo o seu entorno e ainda reduz os congestionamentos nos municípios que implementam o transporte”, acrescentou o Eng. Fábio Ferreira dos Santos Coelho, chefe do Departamento de Fiscalização da Baixada Santista da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pela administração do VLT.
Os participantes do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes visitaram o centro de controle, sistema de monitoramento e energia e percorreram um trecho no próprio veículo. “Achei tudo fantástico. O evento em si agregou à minha carreira e trouxe informações que preciso como profissional e a visita mostrou aquilo que já tem sido feito em preservação ambiental. É uma oportunidade de levar esse aprendizado e informações, pensando em possibilidades para os demais municípios”, disse a Eng. Carla Geanfrancisco Falasca, presidente da Associação de Engenheiros Ambientais da Bacia do Alto Tietê (AEABAT) e inspetora da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) da zona leste de São Paulo.
Confira como foi a abertura e o encerramento do 2° Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, além do 20° SEFISC e o Hackaton.
Produzido pela CDI Comunicação