Geral

Por cidades mais inclusivas – Crea-SP reforça importância da área tecnológica para a acessibilidade

As datas do calendário inclusivo do Conselho, criado pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), tratam da acessibilidade em variados níveis. Apenas em maio, são três: Dia Nacional da Conscientização sobre a Acessibilidade, celebrado na terceira quinta-feira do mês, este ano em 18/05; Dia Nacional da Luta Antimanicomial, também em 18/05; e Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, em 26/05.

A seleção tem muito mais a ver com o trabalho das Engenharias, Agronomia e Geociências do que se imagina. “A área tecnológica tem muito a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva, seja nas adaptações físicas, que normalmente chamam a atenção, ou em serviços e produtos para todos, e principalmente em nossas atitudes”, diz o coordenador da CPA, Eng. Amândio José Cabral D’Almeida Junior.

As iniciativas do Crea-SP neste sentido são voltadas para o desenvolvimento do espaço urbano em ambientes inclusivos e equitativos. É o caso do grupo temático de Acessibilidade das etapas regionais do Colégio de Inspetores 2023, que vem discutindo, desde março, projetos baseados em cidades inteligentes. “É um dever do poder público garantir à pessoa com deficiência todos os direitos e a oportunidade de exercê-los em igualdade de condições com as demais pessoas”, afirma a coordenadora do grupo temático de Acessibilidade do Conselho nas etapas regionais do colegiado, Eng. Vanda Maria Cavichioli Mendes Ferreira.

Além dos debates do Colégio de Inspetores, o Conselho reúne informações e orientações relevantes para eliminação e erradicação de barreiras, com o propósito de sensibilizar, conscientizar e informar sobre a necessidade da participação da área tecnológica no debate público do planejamento urbano, a exemplo da Cartilha de Acessibilidade. A NBR 9.050/2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma dessas referências, por dispor sobre os padrões de disposição de edificações, mobiliários e equipamentos da construção civil, além das Leis 10.048/2000, 10.098/2000 e 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Veja, a seguir, a composição 2023 da CPA do Crea-SP:

Membros titulares

Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Adilson Bolla

Eng. Civ. Amândio José Cabral D’Almeida Junior

Tecg. Mec. Proc. Ind. Fernando Santos de Oliveira

Eng. Quím. Milton Soares de Carvalho

Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Valdemir Souza dos Reis

 

Membros suplentes

Eng. Agrim. Francisco de Sales Vieira de Carvalho

Eng. Civ. e Geol. Fabio Augusto Gomes Vieira Reis

Eng. Mec. e Eng. Civ. Clovis Savio Simões de Paula

Eng. Eletric. Peter Ricardo de Oliveira

Eng. Civ. José Antonio Picelli Gonçalves

 

Saiba mais sobre a atuação da comissão e do Conselho aqui.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Foto: Guilherme Santos/Sul21.com.br