Geral

Novas iniciativas do Crea-SP – Sessão Plenária também marcou encerramento da 4a. edição do estágio visita

A primeira sessão plenária conduzida pelo vice-presidente Eng. Civ. e Eng. Prod. Mamede Abou Dehn Junior já no exercício da Presidência do Crea-SP aconteceu em 21 de setembro na sede do Conselho na Avenida Angélica e marcou o encerramento da quarta edição do programa “Por Dentro do Crea-SP” e o lançamento da Revista CREA São Paulo, do Projeto Legado e do Desafio Hyundai.

Ao se dirigir aos conselheiros presentes, Mamede reafirmou seu propósito de garantir que “tudo que a atual administração vem fazendo em benefício dos profissionais continue acontecendo”.

Mais de 90 estudantes e recém-formados de cursos de graduação da área tecnológica de universidades registradas no Crea-SP participaram da etapa conclusiva do programa de estágio visita “Por Dentro do Crea-SP”, iniciativa do Conselho que oferece uma imersão no universo do sistema profissional.

A estudante de Engenharia Ambiental da Unesp de Rio Claro Ana Larissa Miranda, 24 anos, compôs a mesa diretora da plenária representando todos os participantes do estágio visita. “Aqui ganhamos experiência e criamos conexões para a vida toda. Seguiremos ocupando espaços, multiplicando esse conhecimento, realizando, estimulando e acelerando o nosso propósito na sociedade”, ressaltou.

Na sequência, o engenheiro Mamede fez a introdução do Projeto Legado, campanha que está apresentando profissionais que, graças à sua contribuição para a área tecnológica, foram contemplados com nomes de ruas em diversas cidades do Estado.  Saiba mais aqui.

O diretor administrativo Eng. Civ. Luis Chorilli Neto apresentou aos conselheiros o Desafio Hyundai, uma parceria com o Conselho que busca novos talentos entre estudantes de cursos da área tecnológica, e pediu um empenho especial dos representantes das instituições de ensino para estimular essa participação em suas regiões. As inscrições vão até 11 de outubro em https://www.crealab.com.br/desafios.

Engenharia de Longevidade

Os representantes de entidades de classe e instituições de ensino do Estado também conheceram, em primeira mão, a nova edição da publicação oficial do Conselho. O número 9 da Revista Crea-SP traz em sua capa o conceito de Engenharia de Longevidade, abordagem multidisciplinar, com ênfase nos aspectos de acessibilidade, que mostra a contribuição dos profissionais da área tecnológica na garantia de uma melhor qualidade de vida para a população cuja expectativa de vida segue aumentando. A revista está disponível on-line.

Integrante da Comissão Permanente de Meio Ambiente, o conselheiro Eng. Quim. Miguel Tadeu Campos Morata (Instituto de Engenharia – IE) destacou as comemorações pelo Dia da Árvore e a iniciativa do colegiado em distribuir mudas de espécies nativas do Estado aos colegas de Plenário, bem como a frente de sustentabilidade que está estimulando as entidades de classe a fazer parte de uma rede de arrecadação de resíduos eletrônicos de categoria 1 (celulares, televisores e impressoras).

Representante da Associação Paulista de Engenheiros de Minas – Apemi, o Eng. Minas e Seg. Trab. Osni de Mello convidou para o debate “Lítio – o mineral da transição energética”, que será realizado pela entidade em parceria com o Conselho no próximo dia 28, a partir das 19h, na Sede Angélica. Reunindo especialistas da área, o encontro está com inscrições abertas.

O Tecg. Fernando Santos de Oliveira (Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo) convidou para o 24º Congresso de Tecnologia da FATEC São Paulo que, no ano em que a instituição comemora seu Jubileu de Ouro, vai trazer o tema “O Poder das Tecnologias e Inovações: Sustentabilidade e Empregabilidade”. O congresso acontece em outubro e está com inscrições abertas em https://www.power.tec.br/.

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo (SUPRICOM)

Colaboração: Estagiário Marcos Santos (fotos)