O processo de transformação digital segue avançando no Crea-SP. Na quarta-feira (8/06), os colaboradores da área de Recursos Humanos conheceram novas startups durante o 2º Circuito Pitch Day, iniciativa para alavancar a transformação e a busca por ideias criativas para solucionar os desafios internos do Conselho.
“A partir do momento que a gente resolve colocar todo mundo na mesma página para inovar, toda ideia pode servir para a resolução de problemas. Até porque a inovação nada mais é do que colocar novas ideias em prática, sem contar que todos podem ser fontes de inovação, principalmente os funcionários”, comentou o chefe da equipe de Inovação do Crea-SP, Eng. Augusto Pantaleão.
A ação foi focada na otimização das atividades de RH, como gestão de pessoas e de benefícios, automação de tarefas rotineiras, marcação de ponto remoto, acompanhamento do desempenho de funcionários, estratégias voltadas para experiência do colaborador, atenção à saúde e bem-estar da equipe, e muito mais. Participaram as startups: Sólides, Tangerino, Pin People, Flash, Eva Onboarding e Truvio.
Para a analista de Recursos Humanos Soraia Kessuane Bego, responsável pelos benefícios, contratos de assistência odontológica e reembolsos do Crea-SP, a oportunidade trouxe as novidades do mercado. “É muito interessante poder fazer parte de interações como essa para saber o que as empresas têm feito e o que estão buscando. Achei uma iniciativa muito boa. A gente sai pensando no que pode ser melhorado e sabendo da possibilidade de contar com parceiros que podem nos ajudar, além de ter uma área dentro do Conselho voltada para isso”.
A iniciativa do Crea-SP em buscar soluções que otimizem as operações do RH segue uma forte tendência de mercado, prova disso é o rápido desenvolvimento de startups com esse foco. De acordo com o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, um estudo realizado em 2021 pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) com a Deloitte, as hrtechs, como são conhecidas as startups que atuam em RH, estão entre os 10 principais segmentos do Brasil.
Rosana Cristina Silva Lahoz, que também é analista de Recursos Humanos e cuida das operações relacionadas à assistência médica, vale-alimentação e vale-refeição, viu na área tecnológica um desafio. “Agora precisamos conversar. Tem muita coisa que pode ser aproveitada, é um leque de possibilidades para os desafios de RH que talvez a gente levaria muito tempo para resolver sem integrar soluções”, completou.
Este não foi o primeiro circuito do tipo. O Crea-SP iniciou a prática do Pitch Day em abril com um encontro para os departamentos financeiro e jurídico. A proposta é seguir com novas edições para outras áreas do Conselho, além de colher ideias para esses e outros desafios via CreaLab, a plataforma de inovação do Crea-SP.
Produzido pela CDI Comunicação