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Metodologias de ensino em pauta no CIES – Palestrante destaca competências exigidas no currículo da engenharia

Quais são as metodologias utilizadas atualmente nos cursos da área tecnológica? A reunião de agosto do Colégio Estadual de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), realizada na quarta-feira (23/08), abriu espaço para o assunto com a participação da Profa. Dra. Eng. Civ. Adriana Tonini, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), que tratou sobre o mercado de trabalho e as competências exigidas dos profissionais da área tecnológica.

Em palestra para os representantes das universidades paulistas, a professora discorreu sobre a necessidade de capacitação e atualização constantes. “O engenheiro atual deve ter as competências e habilidades necessárias conforme as demandas não só do país, mas mundiais, e isso exige saber como solucionar problemas complexos, gerir pessoas, ter pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional, além da qualidade técnica”, afirmou Tonini.

Para aprimorar essas habilidades, a reunião abordou os métodos dos docentes e quais são os objetivos de ensino e de aprendizagem desde a escola básica. “Não temos que mudar a matriz curricular, mas sim a maneira como levamos o conteúdo para os futuros profissionais. Para isso, temos que entender o comportamento da nova geração, e desenvolver ferramentas de ensino que despertem o interesse nos alunos”, ressaltou o coordenador do CIES, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

A presidente da ABENGE complementou dizendo que os profissionais e docentes têm o compromisso de acompanhar a educação básica para atrair cada vez mais os jovens para as Engenharias. O Eng. Civ. Antônio Carlos Silveira Coelho, coordenador do curso de Engenharia Civil na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), citou o exemplo de docentes que usam a mesma abordagem de ensino há mais de 30 anos. “Com o mercado dinâmico e informações mais acessíveis, não podemos formar os profissionais do futuro com uma abordagem do passado. Os docentes precisam se adaptar à realidade presente”, opinou.

Com o debate, os representantes das universidades presentes concordaram que existe um desafio a ser enfrentado pelos docentes em rever as metodologias de ensino para buscar uma melhor qualidade da educação, além de promover as competências e técnicas exigidas no mercado aos futuros profissionais. “O CIES é importante justamente para nos reunirmos com profissionais do Crea-SP que estão dentro das instituições de ensino, para falar e ouvir sobre como podemos conduzir a educação e formar um engenheiro, agrônomo e geocientista preparado para atender as demandas atuais”, concluiu a diretora de Educação do Crea-SP, Eng. Agr. Andrea Sanches.

 

Produzido pela CDI Comunicação