
A mercantilização do ensino superior e o papel do sistema profissional foi o tema principal da reunião do Colégio de Instituições de Ensino Superior – CIES realizada em 29 de setembro na Capital paulista.
Para falar sobre o assunto, o grupo – integrado por conselheiros que representam as instituições de ensino de todo o Estado no Plenário do Crea-SP – recebeu como convidado especial o presidente do Crea-SC, Eng. Civ. e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, acompanhado na ocasião pelo coordenador da Universidade Corporativa do Regional catarinense, Eng. Agr. Celso Lopes Albuquerque.
A introdução ao tema foi feita pelo coordenador do colegiado paulista, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, que lançou uma série de questionamentos aos conselheiros, de forma a elucidar o papel do Sistema Confea/Crea nesse processo.
Em sua palestra, o engenheiro Kita citou alguns incidentes recentes na área de Engenharia e falou sobre a responsabilidade dos Conselhos quanto à qualidade dos serviços. “Não cabe aos Creas a avaliação da qualidade do serviço prestado, esta é uma regulamentação que o próprio mercado faz em função do que os profissionais entregam aos seus clientes”, disse, destacando ainda que o mesmo se aplica nos critérios de aceite dos cursos de Engenharia, Agronomia ou Geociências”.
Ao ressaltar dados da expansão do registro de cursos e instituições de ensino em Santa Catarina, o presidente do Crea-SC apresentou algumas propostas já em curso, em âmbito nacional, para mudança de cenário, com o objetivo de contribuir para a valorização profissional. Nesse sentido, foram detalhados ainda os processos de estruturação da Universidade Corporativa, uma meta atual do Crea-SC.
Lançamento da revista digital
A reunião marcou também o lançamento da Revista Crea São Paulo em formato digital, um projeto desenvolvido em parceria pela área de Comunicação do Conselho, a Diretoria de Educação e a coordenação do CIES, que traz como destaque um suplemento tecnocientífico (acesse a revista aqui).
“Esta publicação nasce como uma ferramenta para disseminar o conteúdo técnico e científico que é desenvolvido na base das nossas universidades”, disse o diretor de Educação do Conselho, Eng. Civ. Salmen Saleme Gidrão, ressaltando ainda que a revista faz parte de “um plano maior para uma questão nevrálgica de sobrevivência do Sistema: a relação com as instituições de ensino”.
Para marcar simbolicamente o lançamento, o diretor entregou ao presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, uma impressão da capa da revista. Ao público do CIES, o presidente também apresentou o Crea-SP Capacita. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.
Produzido pela Gerência de Comunicação Estratégica do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE
Colaboração: Estagiários Vinicius Sarcetta e Lana Horrara