As inauguração de novas estações do CreaLab Coworking pelo estado de São Paulo continuam a todo vapor. Na terça-feira (19/12), foram abertas, oficialmente, unidades em Jaboticabal, São Manuel, Penápolis, Barretos, Nova Horizonte e Tupã. Os espaços de trabalho compartilhados já podem ser utilizados pelos profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências que passarem por essas cidades, mediante reserva no site coworking.creasp.com.br.
Em Jaboticabal, o coworking fica na sede da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Jaboticabal (AREA). “Fizemos uma reforma ampla e queremos que todos trabalhem de maneira tranquila e deliberada”, detalhou o presidente da AREA, Eng. Pedro Lughetti. “Quem ganha é Jaboticabal e os profissionais da área tecnológica, que tanto fazem pelo nosso município”, comentou a vereadora municipal Renata Assirati, presente na inauguração.
Na cidade de São Manuel, a estação de trabalho compartilhado está localizada na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de São Manuel (AENSAM). A expectativa é que o espaço seja utilizado por um número expressivo de pessoas. “Com a estrutura do CreaLab, queremos atrair os profissionais para mais perto da nossa entidade de classe”, salientou o presidente da AENSAM, Eng. Luiz Gustavo Martinelli.
A unidade operacional penapolense do Crea-SP agora também conta com um coworking. “É algo inédito aqui na cidade e muito esperado pela nossa classe”, comentou o presidente da Associação dos Engenheiros de Penápolis (AEA), Eng. Fernando Rosa. “É um ambiente onde as pessoas vão poder fazer negócios e trocar contatos”, complementou o vereador municipal Rodolfo Valadão Ambrósio, que prestigiou a inauguração.
O secretário de Obras de Barretos, Eng. Plácido Martins Júnior, vê na iniciativa uma inovação que “vai colaborar muito, principalmente para o desenvolvimento de ideias”. O espaço foi inaugurado na Casa dos Engenheiros e Arquitetos de Barretos (ABEAA). “Oferecemos todo o suporte para que os profissionais possam fazer suas reuniões, tomar seu cafezinho e atender bem as pessoas”, afirmou o presidente eleito da ABEAA, Eng. Thiago Vasconcelos.
Inaugurada na Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Novo Horizonte e Região (ASSEAT), a estação de trabalho vai fazer a diferença no dia a dia dos profissionais do município. “Muitos nos procuram porque não têm um local adequado para trabalhar. Agora podemos oferecer uma solução”, afirmou a presidente da ASSEAT, Eng. Lucimara Germiniani. Também prestigiou o evento o Eng. Fábio Abib, que destacou como isso vai impactar a região: “é um ponto de encontro, uma base, onde teremos à disposição computadores, mesas, internet, café, enfim, toda uma estrutura em um ambiente amplo e limpo. Ficou excelente”, opinou.
Em Tupã, o coworking da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos do Centro Oeste Paulista (Aeatecop) é o primeiro da cidade. “Não é apenas para os profissionais, mas
também para os estudantes, startups, empresas, investidores, instituições e setor público”, ressaltou o presidente Aeatecop, Eng. Eduardo Del Valle. “Essa é a ideia do CreaLab: interagir com a comunidade interdisciplinarmente”, acrescentou.
Presente em várias dessas inaugurações, a gerente de Projetos Estratégicos do Crea-SP, Eng. Ana Rinaldi, explicou que o Conselho quer promover a conexão entre as pessoas e oferecer locais com estruturas completas onde seja possível realizar cursos, discutir ideias e propor soluções que atendam às necessidades da população. “Queremos que os coworkings sejam lugares de inovação”, afirmou.
Todos os ambientes seguem um modelo padrão, composto por salas de reuniões, mesas com equipamentos e instalações para notebooks, ar-condicionado e estrutura adaptada de acordo com a necessidade de cada local. A expansão da rede continua em andamento. Nos últimos dias também foram inauguradas unidades em Santo André, Votuporanga, Americana, Barueri e Itapeva, e na quinta-feira (21/12) será aberta mais uma em São Paulo, na rua Nestor Pestana. A previsão é chegar a 200 instalações em breve, sendo pelo menos 25 entregues este ano.
Produzido pela CDI Comunicação