Geral

Intercâmbio para fortalecer fiscalização – Equipes do Crea-SP e Crea-TO trocaram experiências em semana de imersão

A fim de aprimorar a fiscalização e compartilhar conhecimentos, o Crea-SP recebeu, nesta semana, o Crea-TO para uma imersão sobre os procedimentos da autarquia paulista. Durante os encontros, ambos os Conselhos trocaram informações sobre as realidades locais, conheceram as equipes e realizaram uma ação em campo com os agentes fiscais da UGI Norte. A última atividade, que teve como foco a atuação de profissionais em postos de combustíveis, obras de grande porte e terminais rodoviários, consolidou o intercâmbio de informações e experiências.

Para a superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos, o encontro possibilitou conhecer outras metodologias de trabalho e aprimorar os serviços prestados às pessoas, sejam engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos ou a população em geral. “Essas visitas são muito importantes porque aproximam um Conselho do outro, de forma a criar laços entre os gestores e colaboradores. O que tem dado certo para o Crea-SP pode ser adotado pelas outras autarquias e vice-versa. As trocas são sempre muito bem-vindas e, dessa maneira, conseguimos atuar de maneira alinhada”, celebrou.

A programação da semana, além de reuniões entre os convidados e os anfitriões, foi marcada por apresentação ao Crea-TO sobre as práticas operacionais de São Paulo. Modelos de força-tarefa, documentações exigidas em diligências, trabalho dos agentes fiscais e segmentos de atuação foram alguns dos tópicos abordados pelo Eng. Júlio César Marcom, agente fiscal da UGI Norte. “A partir deste contato, esperamos o crescimento mútuo para os Conselhos, pois essa vivência de aprendizados e tecnologias é válida para todos e, como a fiscalização é ampla, estamos sempre aprendendo e inovando”, avaliou.

Para a gerente de Fiscalização do Crea-TO, Eng. Viviane Raveros, a oportunidade foi fundamental para levar ao Estado nortista novos métodos de atuação. “A história do Conselho em Tocantins é mais recente e com o espelho do Crea-SP, conseguiremos aprimorar a fiscalização e ter uma visão macro do que está sendo feito”, comentou. A engenheira ressaltou ainda o impacto deste networking para as diligências dos agentes fiscais. “Tivemos muitos aprendizados, especialmente em segmentos como crédito rural, energia solar, antenas, metrô – que começaremos a fiscalizar com a chegada da linha norte-sul de Tocantins -, e postos de combustíveis”, completou.

Ao longo do dia, os agentes fiscalizaram o exercício profissional em serviços, obras e projetos da área tecnológica, passando pelo Terminal Rodoviário Tietê, na zona norte da capital paulista, Sambódromo, Colégio Militar, entre outros.

 

Produzido pela CDI Comunicação