Para valorizar e celebrar a crescente participação feminina nas diversas profissões, o Crea-SP veiculou a campanha “Orgulho de ser Engenheira”, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, em 23 de junho, para os conselheiros e conselheiras. A apresentação aconteceu durante a Sessão Plenária nº 2.072, nesta quinta-feira (24/6), no auditório da Sede Angélica.
O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, reforçou que a iniciativa busca gerar reflexão sobre a importância de se alcançar a igualdade de gênero no Sistema Confea/Crea/Mútua. “Mostramos hoje, em primeira mão para os nossos conselheiros e conselheiras, a campanha das mulheres, que conta a história de profissionais tão atuantes. E o que eu peço para os representantes de entidades é que escutem essas pessoas que estão na ponta. Essas profissionais precisam ter voz e esse é o início desse processo.”

Para a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Poliana Aparecida de Siqueira, a campanha Orgulho de ser Engenheira contribui para que as mulheres se vejam representadas nas profissões e no Conselho. “Ser engenheira é construir uma história de representatividade, conquistar espaços e ampliá-los para as próximas que virão. Quando temos exemplos a seguir é que acreditamos em nosso potencial. Ainda temos muito a conquistar, mas estamos no caminho certo”.
Poliana Siqueira recebeu certificado de reconhecimento do Crea-SP, entregue pelo presidente. Ainda em referência à data, o Conselho convidou a Eng. Márcia Egídio de Sá para conduzir a sessão plenária como mestre de cerimônia.

Além dessa iniciativa, foi apresentada a nova campanha institucional, que destaca a importância do trabalho de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.
Em defesa da atuação profissional
Houve destaque para posicionamento do Crea-SP sobre propositura do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), que busca ampliar as atribuições dos técnicos em edificação e construção civil para que possam atuar em projetos com até 300m² de área a ser construída e três pavimentos. (Leia mais aqui).

O diretor administrativo do Conselho, Eng. Joni Matos Incheglu, parabenizou a colocação, ressaltando que o Crea-SP ocupa posição de vanguarda pelo questionamento, que encontra eco e reverbera. Já o presidente adiantou que o Confea e o Crea estão empenhados em contestar o projeto.
Outra medida importante, com destaque na sessão plenária, é sobre solicitação do Crea-SP ao governo do Estado para a inclusão dos trabalhadores da indústria e da construção civil como grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. Em resposta, o governo informou que segue o calendário do Programa Nacional de Imunização e opera com as remessas de vacinas da gestão federal.
Realizada em formato híbrido, on-line e presencial, a Sessão Plenária do Crea-SP seguiu todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde.
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP