No mês de dezembro, o Crea-SP está inaugurou várias novas unidades do CreaLab Coworking pelo estado de São Paulo. Na segunda-feira (18/12), Americana, Barueri e Itapeva abriram oficialmente as portas de suas estações. Com o objetivo de promover conexões, estimular a inovação e aproximar os profissionais dos municípios e de suas entidades de classe, os espaços de trabalho compartilhados já podem ser utilizados por todos os profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências que passarem por essas cidades.
Em Barueri, o coworking fica na Associação dos Engenheiros Arquitetos, Agrônomos, Geólogos, Tecnólogos e Técnicos de 2º Grau (ASSEAB) do município. Para o presidente da associação, Eng. Reginaldo Carlos de Andrade, a aproximação com o Conselho tem ajudado as associações a levar benefícios para suas regiões. “É um espaço para integrar os profissionais dando a eles condições de desenvolver novas ferramentas e negócios”, contou. “Queremos um coworking em todas as associações do Estado, independente do tamanho. O objetivo é que o profissional lá na ponta veja que tem um espaço para ele”, ressaltou o coordenador adjunto do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti, que prestigiou a inauguração barueriense.
A sede itapevense é a Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (Arespi). Segundo o presidente da entidade de classe, Eng. José Luiz Gehring, o novo espaço resolve uma demanda da cidade. “Muitos profissionais estavam nos procurando em busca de um local como esse, que deve possibilitar o surgimento de novas empresas”, afirmou. A inauguração contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Mário Sérgio Tassinari, que lembrou a importância dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento da região e ressaltou como o coworking dá sua contribuição para isso: “os melhores projetos nascem nesses espaços de integração”, comentou Tassinari.
Já em Americana, o novo espaço fica na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA). O evento de abertura também contou com a presença de várias autoridades municipais e do Crea-SP. “Para uma cidade se desenvolver, precisa de engenheiros, e possibilitar que esses profissionais se encontrem é fundamental”, pontuou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros. “Trabalhando juntos faremos uma sociedade melhor, com mais desenvolvimento, inovação e tecnologia”, afirmou o presidente da AEAA, Eng. Marcos Lúcio Lavelli.
A gerente de projetos estratégicos do Crea-SP, Eng. Ana Rinaldi, esteve em Americana e ressaltou a expansão da rede pelo Estado. “Há um ano, começamos essa discussão de como abrir as portas do Conselho para a sociedade e hoje já inauguramos mais de 20 espaços”, informou. O diretor de relações institucionais da autarquia, Eng. Alexander Ramos, concordou. “Esse é um projeto que possibilita que os profissionais estejam mais próximos da sociedade civil organizada, do poder público e de outras entidades para fomentar o desenvolvimento das cidades”, afirmou. “A ideia é que esses espaços progridam e virem hubs de inovação”, completou o gerente regional do Conselho, Eng. Valdir Zarpelon Junior.
A Eng. Jheniffer Santiago esteve na inauguração em Americana e destacou a importância dos espaços físicos para networking. “Com essa iniciativa, o Crea-SP está nos proporcionando também sair um pouco das redes sociais e voltar a trocar informações pessoalmente, encontrando outros profissionais para um bate-papo olho a olho, o que estávamos sentindo falta”, comentou.
Todos os ambientes seguem um modelo padrão, compostos por salas de reuniões, mesas com equipamentos e instalações para notebooks, ar-condicionado e estrutura adaptada de acordo com a necessidade de cada local. A utilização dos espaços é gratuita, mediante reserva on-line no site coworking.creasp.com.br.
Ainda esta semana estão abrindo as portas coworkings em Barretos, Jaboticabal, Novo Horizonte, Penápolis, São Manuel, Tupã e mais uma unidade na capital paulista. A previsão é chegar a 200 instalações em breve, sendo pelo menos 25 entregues este ano.
Produzido pela CDI Comunicação