Geral

Crea-SP mobilizou agentes fiscais para Operação Inverno – Foram registradas 206 ações de fiscalização

O Crea-SP efetivou 206 ações de fiscalização, entre os dias 21 e 25 de junho, durante a Operação Inverno, nos municípios de Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. As ações geraram 90 notificações. A principal irregularidade encontrada foi a falta de registro das empresas no Crea-SP.

Parte do calendário anual de fiscalização, a Operação Inverno passou pelas cidades que recebem o Circuito do Festival de Inverno. Considerado um dos principais eventos culturais do estado de São Paulo, o festival movimenta a região com a chegada de turistas.

O papel do Crea-SP é fiscalizar e garantir a presença de profissional habilitado à frente das atividades relacionadas às Engenharias, Agronomia e Geociências, explicou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese. “Esta é uma Operação que demonstra o quanto o Crea-SP pode contribuir para que as cidades funcionem melhor. Com a atuação dos nossos agentes fiscais, a população fica mais protegida para aproveitar as atividades oferecidas pelos municípios”, pontuou Marchese.

O prefeito de Campos e o presidente do Crea-SP na abertura da Operação Inverno

Na mesma linha, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, conselheiro federal por São Paulo no Confea, observou que a Operação Inverno permite que os turistas, que frequentam as cidades nessa época do ano, possam aproveitar o Festival de Inverno com segurança. “É uma região que precisa desse incremento da fiscalização.”

O prefeito de Campos do Jordão, Eng. Marcelo Padovan, destacou o empenho do Crea-SP e a estrutura mobilizada para a realização da Operação Inverno. “Além de ser uma ação que fiscaliza o exercício profissional, verificando se os serviços técnicos são executados por profissionais habilitados, tem um viés muito importante, que é o da prevenção. Quando temos profissional habilitado, aumentam as chances de evitar erros e acidentes.”

Eng. Kledson Turra, gerente regional do Crea-SP, avaliou que um dos pontos positivos foi a receptividade à fiscalização. “Além de fiscalizar, a Operação Inverno desempenha trabalho de orientação e esclarecimento de dúvidas aos profissionais e empresas, propiciando o melhor à população que frequenta a região”, complementou.

A principal irregularidade constatada foi a falta de registro das empresas no Crea-SP

Foram mobilizados 12 agentes fiscais para fiscalização de hotéis, pousadas, obras em geral, cervejarias, casas noturnas, eventos itinerantes e equipamentos em funcionamento, caso do teleférico em Campos do Jordão. A Operação Inverno também contou com apoio do Corpo de Bombeiros.

Entre os alvos da operação estavam atividades relativas às Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica/Metalúrgica, Química e de Segurança no Trabalho.

Além dos já citados, participaram do ato de abertura dos trabalhos, o tenente coronel Artur Abrão Luiz Scachetti, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, a capitã Michele Cesar, chefe da seção de segurança contra incêndio e fiscalização do 11º Grupamento de Bombeiros, e o capitão Metuzael Ferreira da Silva, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP