Fiscalizar o exercício profissional e garantir segurança à sociedade. Com essa missão e passando por uma verdadeira transformação em suas operações, o Crea-SP atingiu, no início de novembro de 2021, uma marca histórica: mais de 223 mil ações fiscalizatórias em um único ano. E, para dar ainda mais transparência aos seus processos, o Conselho lançou em seu site o Fiscalizômetro, uma plataforma dedicada a contabilizar suas ações de fiscalização.
As informações estão distribuídas por especialidades fiscalizadas a partir de um gráfico de evolução, que é atualizado conforme o crescimento de atuação do Conselho.
“Reunimos as informações para que todos possam visualizar o alcance da fiscalização do Conselho que, por meio de um trabalho orientativo e preventivo, promove a segurança e a proteção de toda a sociedade”, explica o presidente Eng. Vinicius Marchese.
O crescimento dos números se deve à adoção do modelo das forças-tarefas, que ocorrem em períodos, regiões e atividades pré-determinadas, o que faz com que a fiscalização seja mais assertiva. Além disso, os agentes fiscais utilizam a tecnologia para otimizar os resultados, com pesquisas prévias antes de irem a campo.
De 2015 a novembro de 2021, as ações de fiscalização do Crea-SP tiveram um aumento superior a 600%, com a utilização das forças-tarefas. Para Marchese, a estratégia mostrou-se acertada, uma vez que 2021 já registra os maiores números de fiscalização em 87 anos de história do Crea-SP: “A fiscalização é a razão de existir do Conselho e a nossa missão é assegurar que haja um profissional registrado pelo Crea-SP à frente de todas as atividades técnicas desenvolvidas no Estado”, reforça.
Até o momento, foram registradas mais de 115 mil ações de fiscalização na área da Engenharia Civil e cerca de 36 mil nas Engenharias Elétrica e Mecânica e Metalúrgica. Para conferir os dados sobre todas as especialidades da área tecnológica no Fiscalizômetro do Crea-SP, clique aqui.