Geral

CPA prepara calendário inclusivo do Crea-SP – Datas destacam conquistas das PcDs

Cientes de que acessibilidade e inclusão são assuntos que devem sempre caminhar juntos, os membros que compõem a Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA do Crea-SP prepararam um calendário inclusivo que traz as principais datas – definidas em nível nacional e mundial – que destacam diferentes momentos na conquista pelos direitos das pessoas com deficiência (PcDs).

Para cada uma dessas datas, a Comissão irá selecionar um conteúdo específico para detalhar o motivo de seu estabelecimento, desde os dispositivos legais até os aspectos históricos. No mês de dezembro, por exemplo, são celebrados o Dia Nacional da Acessibilidade (5/12) e o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12).

“O assunto é de tamanha importância que, em todos os 12 meses do ano, existe pelo menos uma data comemorativa para destacar alguma dessas lutas e conquistas e chamar a atenção para algo fundamental: que acessibilidade e inclusão caminhem juntas, em especial nos projetos que visem praticar a engenharia social em sua plenitude”, ressalta a coordenadora da Comissão, Eng. Civ. Vanda Maria Cavichioli Mendes Ferreira (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Taquaritinga), que esclarece também que, enquanto a inclusão trata da presença das pessoas com deficiência nos diferentes âmbitos sociais, é a acessibilidade que irá garantir ferramentas para que essa ação se concretize. Veja aqui o calendário completo.

 

Contribuição feminina

Assim como acontece atualmente na Câmara Especializada de Agronomia, a Comissão Permanente de Acessibilidade do Crea-SP é mais um colegiado em que as profissionais mulheres estão à frente da coordenação.

Conselheira em primeiro mandato, a coordenadora adjunta da CPA, Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Mercedes Furegatto Pedreira de Freitas (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), avalia essa contribuição. “Acho que a mulher tem um olhar mais voltado para a pessoa. Sempre trabalhei na área de Segurança do Trabalho e as pessoas me perguntam: mas como você enxerga isso? Acho que é o olhar feminino, porque tem aquela história de que a visão do homem é mais direcionada e a da mulher é mais aberta, então acho que é neste caso que nós, profissionais mulheres, temos a possibilidade de crescer um pouco mais”, ressalta.

Também integram a Comissão atualmente como membros titulares os conselheiros Eng. Quim. Milton Soares de Carvalho (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – Seesp), Eng. Ind. Mec. Nestor Thomazo Filho (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul) e Eng. Eletric. Peter Ricardo de Oliveira (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião). Os trabalhos da equipe são acompanhados pelo assistente técnico Eng. Civ. Hugo Leonardo Ribeiro Branco Dragone, da Superintendência de Colegiados do Crea-SP.

Entre as ações mais recentes do grupo estão a atualização da Cartilha de Acessibilidade do Conselho e a edição da cartilha “Habitação Segura para a Terceira Idade”, ambas disponíveis para consulta e download na Biblioteca Digital do Crea-SP.

Para saber mais sobre o trabalho da Comissão, acesse: https://www.creasp.org.br/comissoes-permanentes/comissao-permanente-de-acessibilidade/

 

Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECI/GCE/SUPCOM

Colaboração: Estagiário Marcos Santos (fotos)