Geral

Contribuição das mulheres foi destaque na Plenária – Participação segue crescendo entre as lideranças do Sistema

Respondendo atualmente por quase um terço do total de presidentes dos regionais, as mulheres seguem ampliando sua participação como lideranças do Sistema Confea/Crea. Além das seis profissionais eleitas, duas ocuparam o cargo interinamente nos últimos meses, caso do Crea-SP, em que a vice-presidente Eng. Civ. Ligia Marta Mackey assumiu os trabalhos durante a licença do titular da pasta.

Na última quinta-feira, 22, a engenheira (representante da Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro no Plenário do Conselho) conduziu sua última sessão plenária após seis meses à frente da Presidência e, emocionada, dividiu a experiência com os conselheiros. “Foi enorme o aprendizado que adquiri durante todo esse período e devo em muito à parceria de vocês e à colaboração das equipes técnicas, que seguem trabalhando com muito profissionalismo, transparência e responsabilidade, o que me deixou muito confortável em uma nova função. Um time excepcional que está sempre conosco, trabalhando incansavelmente para a melhoria do nosso sistema profissional”, ressaltou, acrescentando: “Vivo de Engenharia também, me orgulho disso e o nosso comprometimento com a melhoria das nossas profissões é maior do que qualquer coisa”.

Uma das três profissionais mulheres que compõem atualmente a Diretoria do Conselho, a diretora de Educação Eng. Agr. Andréa Cristiane Sanches (Universidade Brasil) disse: “a sua presença à frente da Presidência é o passo definitivo para que, em breve, essa questão de gênero passe despercebida e que a presença das mulheres em cargos de liderança seja identificada como algo comum”.

À frente dos colegiados

Representante do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo no Plenário, a conselheira Eng. Civ. Silvana Guarnieri destacou a implantação do Núcleo da Mulher Engenheira, realizada na véspera durante as comemorações pelos 88 anos de fundação da entidade.

Diretora do Seesp e coordenadora do novo colegiado, que tem como missão defender, representar e apoiar as engenheiras, colaborando para que se tornem protagonistas no trabalho e na sociedade, a engenheira Silvana ressaltou que, em seus 38 anos de carreira, segue vendo essa participação se ampliar, mas que a evolução ainda é proporcional ao número de engenheiras formadas e não ultrapassa 20% do total de profissionais registrados no país, que já passam de 1 milhão.

À frente do Crea-SP Jovem, a Eng. Agr. Marília Gregolin Costa de Castro (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) reforçou o convite para a participação dos conselheiros no encontro estadual marcado para 29/10, bem como o estímulo para que tragam os estudantes e jovens profissionais de suas regiões. Com vagas limitadas, as inscrições estão abertas aqui.

 

Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECI/GCE/SUPCOM 

Colaboração: Estagiário Marcos Santos (fotos)