
Em reunião realizada na Sede Angélica em 16 de maio, o Comitê de Comunicação e Marketing – CCM do Crea-SP retomou suas atividades para o exercício de 2022 com novos integrantes.
Compõem o grupo agora cinco novos membros: o Eng. Civ. Mamede Abou Dehn Junior (representante da Diretoria), o Eng. Eletric. Caio Cesar Oliveira (representante do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP), a Eng. Civ. Laís Pavlu Zarpelon (representante das Comissões Auxiliares de Fiscalização – CAFs), o Eng. Eletric. Rafael Arruda Janeiro (representante da Superintendência de Fiscalização) e a jornalista Barbara Aparecida Crivelaro (chefe da Equipe de Comunicação Institucional do Conselho).
Segue na coordenação o Engenheiro Civil Joni Matos Incheglu (foto acima), como representante do Plenário, bem como os seguintes membros: o secretário executivo Holmes Nogueira Bezerra Naspolini, os assessores da Presidência Eng. Civ. Ana Claudia da Costa Weber Rinaldi e Maurício de Oliveira Pinterich, o jornalista Perácio de Melo e a webdesigner Susan Brandão.
O Comitê é responsável pela definição de estratégias de comunicação para o desenvolvimento de ações institucionais, visando a divulgação e o fortalecimento da imagem do Conselho.
Com função consultiva e deliberativa, o CCM reúne-se regularmente para, entre outros pontos, aumentar a transparência nas ações de relacionamento do Crea-SP com o seu público.
As ações do grupo são norteadas pelo plano de comunicação e marketing do Crea-SP e, no processo de definição das prioridades de divulgação, o colegiado leva em consideração a alocação dos recursos e investimentos disponíveis.
Ações futuras
Profissionais das agências CDI e Idem, que atendem o Conselho nas áreas de comunicação corporativa e publicidade, participaram da reunião apresentando algumas das iniciativas desenvolvidas nos últimos meses, como as campanhas de Anuidade e do Clube de Vantagens e as ações de assessoria de imprensa, bem como as próximas atividades já planejadas, que consolidam alguns dos resultados alcançados no processo de transformação digital do Conselho.
“Todas as ações têm como objetivos principais aumentar a representatividade do Conselho, reforçar a fiscalização e posicionar o Crea-SP como uma referência em inovação no setor público”, ressaltou a jornalista Christiane Hato, diretora da CDI.
A humanização das ações de comunicação do Conselho, sempre buscando colocar as pessoas no centro das iniciativas e destacar principalmente seus feitos profissionais, foi destacada pela chefe de Comunicação Corporativa do Conselho, jornalista Bianca de Oliveira Fernandes Pereira.
Nesse sentido, o coordenador do Comitê ressaltou a importância de trazer casos reais ocorridos nas ações de fiscalização do Crea-SP em todo o Estado para as campanhas. “Muitas dessas ocorrências vivenciadas localmente pelos agentes fiscais nas forças-tarefas mostram que, graças à presença do Crea-SP, muitos sinistros são evitados”, disse Joni.
Como presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Salto, o engenheiro Caio Oliveira ressaltou a importância de trazer as demandas das associações para o Comitê. “Sentimos um afastamento na questão da comunicação e um pouco de disparidade no quesito padronização em relação ao que é praticado no Crea-SP”, disse, avaliando que a sua participação também vai colaborar para aproximar profissionais mais jovens do Conselho, opinião compartilhada pela inspetora do Crea-SP em Porto Feliz, engenheira Laís Zarpelon. “Ainda sinto o Conselho muito distante das universidades, acho que podemos trabalhar essa questão, principalmente nas mídias sociais”, disse.
Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE/SUPCOM
Colaboração: Estagiário Dennis Pereira (fotos)