Além dos mais de 700 profissionais de todo o território paulista, o Colégio de Inspetores desta vez contou com a presença do presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, e o presidente do Crea-CE, Eng. Emanuel Maia Mota. A abertura aconteceu na noite de sexta-feira (19/05), quando foram relembradas diversas ações em prol da área tecnológica e a sua importância para o desenvolvimento dos municípios. “Os profissionais da área tecnológica são os atores que poderão ajudar o Crea-SP a contribuir para resolver os problemas das cidades. São eles que conhecem as necessidades locais e que poderão auxiliar na busca por soluções para implementarmos a inovação e melhorarmos a qualidade de vida da população”, declarou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.
Prestigiando os dois dias do evento, o presidente do Confea enalteceu a iniciativa do Conselho e a relevância da área tecnológica para a evolução das cidades. “As nossas profissões, conforme regulamenta a Lei 5.194, são de interesse da humanidade. Portanto, debater cidades inteligentes é essencial, pois a razão da área tecnológica desde a sua regulamentação é trabalhar pelo bem-estar das pessoas”, frisou Krüger.
Já o presidente do Crea-CE exaltou as ações inovadoras que vêm sendo desenvolvidas na gestão do Conselho paulista. “Eventos como este, mostram que, o Crea-SP com 89 anos de trajetória continua incentivando novas tecnologias e pensando nos futuros profissionais, destacando a força que a engenharia tem nos municípios”, elogiou.
Atividades em eixos temáticos
No segundo dia (20/05), a programação do evento prosseguiu com atividades realizadas em grupos, quando os participantes são divididos em eixos temáticos para debater soluções voltadas ao tema principal de cidades inteligentes. Os eixos são: saneamento básico, acessibilidade, agricultura e políticas públicas, desenvolvimento urbano e habitação, mulheres na área tecnológica, além da sala com a palestra sobre a Nova Lei de Licitações.
No grupo sobre acessibilidade, a coordenadora do tema, Eng. Lenita Secco Brandão, representante do Crea-SP na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e especialista em acessibilidade, comentou sobre uma das dinâmicas, que mostrou as necessidades de adaptação dos locais para atender pessoas com deficiência visual. “Todos interagiram nas atividades e sentiram as dificuldades que as pessoas têm quando não conseguem acessar lugares não adaptados. Portanto, o evento está exercendo um papel
fundamental, que é mostrar que para termos cidades mais inteligentes, precisamos torná-las acessíveis para todos”, concluiu Lenita.
Para a inspetora, Eng. Natália Farina, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Votuporanga (SEARVO), o evento agrega conhecimento e networking para a carreira. “Estou como inspetora do Crea-SP há uma semana e o evento foi uma oportunidade para conhecer outras pessoas, trocar experiências e informações que poderão contribuir para o meu crescimento profissional”, avaliou.
A próxima etapa do Colégio de Inspetores será realizada nos dias 26 e 27 de maio, em Jaguariúna, antes do encontro estadual, onde serão reunidas todas as sugestões em relatórios técnicos para um diagnóstico que visa o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O evento é aberto a todos os profissionais registrados no Crea-SP, a partir da inscrição que pode ser efetuada pelo link.
89 anos a serviço da área tecnológica
Durante o evento em São José do Rio Preto, o Crea-SP relembrou as ações e resultados da fiscalização nos últimos anos, os programas que vêm sendo realizados e os novos serviços lançados recentemente, como o aplicativo Clube de Vantagens e o programa Anuidade Zero. O sistema, que já está disponível para aparelhos Android e iOs, oferece cupons de descontos a partir de 10% para compras em lojas conveniadas e um serviço de cashback que pode ser utilizado para zerar a anuidade dos registrados. Para conhecer mais sobre os benefícios e como funciona o aplicativo, acesse o site.
Em seguida, o presidente do Crea-SP também recapitulou outros programas, tais como: o Por dentro do Crea-SP, programa de estágio-visita que realizou sua segunda etapa neste mês e atendeu 80 universitários; a criação da Comissão Especial de Igualdade de Gênero e Diversidade do Crea-SP; e o programa Crea-SP Capacita, que oferece workshops gratuitos presenciais e on-line pelo canal no Youtube TV Crea-SP. “Nosso objetivo é continuar servindo os profissionais, promovendo capacitação e benefícios que valorizem a área tecnológica”, disse Marchese.
Produzido pela CDI Comunicação