Para contribuir com a adequação dos municípios ao Marco Legal do Saneamento Básico – que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto -, o Crea-SP promove, em 27 e 28 de agosto, o 1º Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional, em parceria com a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP) e o Instituto Transforma. Durante o evento, serão debatidas soluções para capacitação dos gestores públicos, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente- SP.
Em formato presencial e on-line, no Fórum será apresentado case de responsabilidade social no tratamento dos resíduos sólidos com o Instituto Transforma, bem como um panorama regional sobre as parcerias para a gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. Os painéis também tratam sobre a responsabilidade legal e penalidades, a taxa de lixo, transbordo e recursos financeiros.
O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca o papel da área tecnológica em criar os recursos necessários para solucionar o desafio das cidades: “A área tecnológica está no centro da questão do saneamento básico, juntamente com a gestão e a capacitação, para a elaboração de estratégias que abranjam a sustentabilidade em nível ambiental, econômico e social. O Crea-SP atua como disseminador de boas iniciativas para auxiliar os gestores municipais a ficarem em conformidade com a legislação”, afirma.
O presidente da AEAAPP, Eng. Ronaldo Florentino dos Santos, aponta que a destinação dos resíduos é uma agenda na qual a sociedade precisa estar inserida com o poder público e a Engenharia. “Os profissionais da Engenharia são os responsáveis por encontrar soluções para preservação do meio ambiente e desenvolvimento da infraestrutura. No evento, discutiremos os caminhos e soluções técnicas das boas práticas de Engenharia, inovação tecnológica e responsabilidade social para aplicação na nossa região, servindo de exemplo para o Estado.”
Para o conselheiro do Instituto Transforma e presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso, o Fórum fornece os instrumentos necessários para que os gestores públicos possam dar a destinação adequada aos resíduos sólidos, atendendo aos dispositivos legais do Marco Legal do Saneamento Básico. “A Transforma entra com uma tecnologia de aproveitamento e destinação dos resíduos, e queremos expor essas alternativas para que prefeitos tenham ações efetivas para esse problema que é iminente. O que a Transforma traz de novidade é a resolução do dano ambiental ao deixar de poluir e reaproveitar os resíduos para que sejam utilizados menos recursos naturais”, avalia Barroso.
Com o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional, os gestores públicos terão acesso aos projetos desenvolvidos no âmbito do reaproveitamento de resíduos sólidos e seus benefícios, como reciclagem, geração de energia, e criação de novos empregos. Além disso, contarão com apoio sobre os mecanismos para elaborar e contratar os serviços via licitação.
O evento conta com apoio institucional da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP), do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA), da Mútua do Crea-SP e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Para conferir a programação completa e participar do evento na modalidade on-line, acesse: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_aFKYBVbyTmeituih4Z09uA. Para se inscrever, clique: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYg-4BlsE0AkBnWdl-QdfyKimYyxkkdFcQhTcfmJQydStSoQ/viewform .
https://www.creasp.org.br/forumedg/
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP